Nível de Dificuldade: 5-8
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Tre su Tre
Uma homenagem ao meu avô Francisco.
O meu “Nonno Francisco” era calabrês, de Cortale, província de Catanzaro, Sul de Itália. Interessei-me pelo seu Paese e sua cultura. Comecei a ler e a escutar…adorei estas canções de embalar. Encontrei uma “tradução musical” escrita no livro de Goffredo Plastino «Suoni di Carta». O trabalho de compositor e antigo professor de piano estão presentes.
São três versões de três canções de embalar. A primeira recorre a um contraponto deveras simples e pouco clássico, para apresentar este tipo de materiais musicais às crianças. A segunda recorre à hipnose dos pedais teimosos (ostinati). A terceira baseia-se na profundidade e sonolência provocadas pela harmonia repetitiva.
Nas segundas versões, estão presentes os intervalos de quarta, intervalo retirado da afinação da lira calabresa.
Três graus de dificuldade diferentes em peças muito curtas para satisfazer as necessidades de alguns alunos de piano do Sul de Itália. Talvez o meu avô tenha cantado ou escutado estas melodias.
Canti d’Amore e Tarantella Calabresi
Comprei uma lira calabresa ao maestro Francesco Braccio e ao seu filho Giuseppe. Procurando repertório, descobri esta Tarantella.
A ideia das quartas provenientes da afinação deste instrumento tradicional, a ideia da nota pedal, bordão, as influências de Alberto Ginastera; enfim, as influências, a cultura, que parece ser o que resta depois de esquecer tudo o que aprendemos.
Procuro reflectir o espírito de festa, as vozes confusas, o humor e a seriedade do meu Nonno, que não sabia dançar.
Roberto A. Pérez
Coleção “Obra Didática de Roberto Alejandro Pérez” | Volume VIII
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