Menu Fechar

PROJETO
Este projeto consiste na edição integral da obra didática do professor e compositor Roberto Alejandro Pérez, desde música para piano a livros de teoria musical. O Prof. Pérez reside em Portugal desde 1988, possuindo um vasto currículo enquanto professor de várias disciplinas musicais, após ter lecionado em países como a Argentina (de onde é natural), Brasil, República Checa. Em Portugal, deu aulas em praticamente todo o território e em vários dos conservatórios nacionais e regionais. Durante o seu percurso profissional, teve oportunidade de contactar com a Música Tradicional Portuguesa e recolher muitas das melodias e canções regionais que, posteriormente, adaptou às suas obras didáticas.
A lista de obras didáticas é composta por 37 volumes e organizam-se em 6 blocos distintos: música para piano (10), violino (4), orquestra (7), música de câmara (5), coro (6) e teoria (5). A larga maioria dos títulos inspira-se principalmente em Canções Tradicionais Portuguesas, em temáticas distintas como a criação de nova música portuguesa, o revisitar, requalificar e adaptar aos tempos atuais repertório português pré-existente pouco conhecido.

ROBERTO ALEJANDRO PÉREZ
Nasceu em Buenos Aires (1958). Estudou guitarra clássica com Antonio Bava, piano com E. Cuniberti, Zbigniew Neuhoff e harmonia e contraponto com Jacobo Ficher. Em 1984 obtém a Licenciatura em Dir. de Orquestra na Faculdade de “Artes y Ciencias Musicales” da Universidade Católica Argentina. Em 2009 acabou o Doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora sob a orientação do Prof. Dr. Christopher Bochmann. A partir de 1984 realizou cursos de aperfeiçoamento nas áreas da direção, análise, música de câmara e música antiga em Buenos Aires, Brasília, Zlin. Dirigiu orquestras na Argentina, Brasil, República Checa, Espanha, Itália e Portugal. Como professor universitário deu aulas na Universidade Católica Argentina, Universidade do “Museo Social Argentino”, Universidade Federal da Bahia (Brasil), Universidade de Aveiro, Instituto Universitário Afonso III (Loulé), Universidade de Évora, Escola Superior de Música de Lisboa (onde ainda hoje é professor). Gravou CDs com a Orquestra Clássica da Madeira e com a Orquestra de Esproarte. Escreveu textos para cursos de Análise, Orquestração, Direção Coral e Revistas especializadas de Argentina, Portugal e Brasil. Como compositor estreou obras na Argentina, Portugal e Itália. Está radicado desde 1988 em Portugal. Deu aulas em mais de dez escolas do ensino vocacional da música em Portugal. Entre 2009 e 2018 foi membro da UnIMeM (UE) e do Centro de Investigação em Ciências da Educação e Formação do INUAF. Em 2015 assinou como Coordenador da parte Artística e de Divulgação do CEDIM, Centro de Estudos e Divulgação Musical (Castro Verde), cargo que ocupou até 2019. Em 2019 começou a colaborar nas disciplinas de Música de Câmara, Orquestra, ATC e TAM em ARTAVE.

LIVROS
    

FICHA TÉCNICA
João Vidinha Duarte | Produção, Execução, Edição
Mariana Rosa | Co-Produção, Design